O Outubro Rosa é internacionalmente conhecido como o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e à promoção da prevenção e detecção precoce dessa doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Neste contexto, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), destaca a importância desse movimento.
“O câncer de mama é uma doença que afeta mulheres de todas as idades, raças e classes sociais. É fundamental que todas nós estejamos cientes dos riscos e saibamos como prevenir e detectar precocemente essa doença. O Outubro Rosa é a oportunidade de ampliar essa conscientização e promover ações que salvam vidas”, afirmou a vereadora.
O câncer de mama é a principal causa de morte na população feminina, sendo que a incidência aumenta a partir dos 40-50 anos. Os casos graves da doença aumentaram 23% no Brasil.
A vereadora também destacou que, além da conscientização, o Outubro Rosa é um momento para incentivar a solidariedade e a sororidade entre as mulheres. “É importante que estejamos unidas nessa causa. Juntas, somos mais fortes e podemos superar qualquer desafio. Neste mês, convido todas as mulheres a se envolverem, a realizarem exames preventivos e a apoiarem umas às outras”, enfatizou.
A vereadora encerrou incentivando todas as mulheres a se cuidarem e a cuidarem umas das outras. “O Outubro Rosa é um lembrete de que nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Vamos nos unir nessa luta, compartilhar informações e continuar a conscientização não apenas neste mês, mas ao longo de todo o ano”, concluiu.