A vereadora Marta Rodrigues, líder do PT na Câmara de Salvador, defende que o IPTU da capital baiana seja revisto e recalculado, pois a Reforma Tributária aprovada no Legislativo Municipal, definindo novo cálculo do imposto ainda guarda “incongruências”.
Na Câmara, a vereadora lembra que votou recentemente contra alterações na reforma que visavam apenas corrigir distorções para o mercado imobiliário. Segundo a legisladora, muita gente que morava em bairros pobres passou a pagar o imposto de bairros nobres. Os valores chegaram a triplicar.
“O mercado imobiliário foi para cima porque houve aumento de 40% a 500% do IPTU de terrenos e houve alguns ajustes, mas a população ficou e continua indignada porque viu seu imóvel ter um aumento de IPTU inacreditável”, explica Marta.
A vereadora afirma que boa parte da população não tem informação para contestar os valores. “Precisa de todo um trâmite burocrático ao qual muitos não têm acesso. Precisamos rever a reforma tributária na Casa”, disse a parlamentar.