A vereadora de Salvador Ireuda Silva (Republicanos) repercutiu na última segunda-feira (19) uma pesquisa que mostra que 95% dos brasileiros são a favor de salários iguais para homens e mulheres na mesma função. Para a republicana, o levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) é um alerta para as empresas.
“O mercado de trabalho tem o dever moral, social e legal de dar às mulheres o mesmo tratamento dispensado aos homens. Infelizmente, as estatísticas mostram que a disparidade salarial ainda é muito comum, principalmente quando se trata de mulheres negras, vítimas do machismo e do racismo estruturais”, pontua a republicana.
“No entanto, a pesquisa da ONU mostra que tamanhas desigualdades não são socialmente toleradas. O que falta para que as distorções sejam corrigidas? As empresas não podem andar na contramão da sociedade”, avalia Ireuda.
No ano passado, a diferença salarial entre mulheres e homens que exercem a mesma função aumentou de 20,7% para 22%. Apesar disso, porém, a disparidade tem recuado ao longo dos últimos anos. Em 2009, as mulheres ganhavam 25% a menos que os homens. Em 2017, a diferença caiu para 20,7%.