A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), comemorou a revelação feita por um estudo de que mulheres geram menos risco e maior retorno nos investimentos. A análise está no livro “The XX Edge: obtendo maiores retornos e menor risco”, de Patience Marime-Ball e Ruth Shaber, e foi divulgada pela revista “Forbes”.
Segundo as autoras, quando as mulheres participam das decisões financeiras de seus lares, empresas, fundos de investimento ou governos, o dinheiro é administrado com mais eficiência e os investimentos geridos por mulheres têm uma taxa de retorno mais elevada.
“Instada pela cultura machista a se desdobrar em diversos aspectos da vida, a mulher acaba por demonstrar um alto nível de eficiência e responsabilidade. Infelizmente, ainda há um pensamento retrógrado que menospreza o trabalho da mulher e põe em dúvida sua capacidade para estar em altos cargos. No entanto, esse estudo só confirma o quanto somos capazes e competentes para atuarmos em qualquer área, inclusive em postos de comando e posições estratégicas”, diz Ireuda.
A vereadora lembra ainda que há um número cada vez maior de mulheres inseridas em espaços de poder. “Como ressaltamos no ano passado, há também uma pesquisa que mostrou que países, estados e cidades administrados por mulheres foram mais eficientes no combate à pandemia. A Nova Zelândia, por exemplo, teve um número de mortos pela Covid-19 muito menor do que a média dos outros países”, destaca.