A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), destacou a importância da aprovação, pelo plenário da Câmara dos Deputados, do projeto de lei que estabelece o Dia da Consciência Negra como feriado nacional, anualmente em 20 de novembro.
“É um momento histórico para o Brasil. Reconhecer a data como feriado nacional é uma forma de honrar a luta do povo preto por seus direitos e promover a reflexão sobre a nossa história e os desafios enfrentados por nós”, destacou a vereadora.
O projeto de lei agora segue para sanção presidencial, passo fundamental para oficializar essa importante data no calendário nacional. A vereadora Ireuda Silva reitera a necessidade de políticas públicas efetivas que garantam a igualdade de oportunidades para a comunidade negra em todos os âmbitos da sociedade.
Ireuda lembra que ela já havia apresentado, na Câmara de Salvador, o Projeto de Lei nº 177/2021, que estabelece o 20 de novembro, data do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra, como feriado municipal.