A vereadora e protetora de animais Marcelle Moraes (DEM) cobrou do Ministério Público da Bahia (MP/BA) medidas imediatas para punir os responsáveis por um crime ambiental na cidade do Ilhéus, no Sul do estado. No dia 7 de julho, a prefeitura local iniciou a derrubada de amendoeiras na Avenida Soares Lopes. A ação que foi realizada sem a análise do impacto ambiental, prejudicando principalmente as aves da espécie maritaca que se abrigavam nas árvores.
A iniciativa causou indignação dos moradores da cidade e uma petição com mais de quatro mil assinaturas foi organizada para envio ao MP/BA.
Imperícia
“Iniciaram a derrubada das amendoeiras sem levar em consideração o impacto à fauna local. Um morador registrou cerca de 60 maritacas somente na varanda da casa dele, sendo que elas estavam totalmente desorientadas, sem saber para onde ir. É preciso que os órgãos competentes punam os responsáveis, já que o replantio das árvores não será suficiente para reparar os prejuízos ambientais imediatos causados por essa ação da Prefeitura de Ilhéus, que demonstrou no mínimo imperícia nesse episódio”, justificou Marcelle Moraes.
O Ministério Público Estadual abriu uma ação civil pública sobre o assunto e a prefeitura deve ser intimada para prestar esclarecimentos sobre o fato.