domingo 22 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / Vereadora apresenta moção de repúdio contra corte de verbas da Ufba
domingo 5 de maio de 2019 às 10:02h

Vereadora apresenta moção de repúdio contra corte de verbas da Ufba

POLÍTICA


A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) protocolou, na Câmara Municipal de Salvador, uma moção de repúdio ao Ministério da Educação (MEC) pelo corte de verbas das universidades federais. No início da última semana, o ministro Abraham Weintraub anunciou a medida que reduz em 30% o orçamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba), além da Universidade Federal Fluminense e Universidade de Brasília. Segundo a justificativa da pasta, as instituições promovem “balbúrdia”.

Segundo a vereadora, a moção visa mobilizar o Poder Legislativo municipal a se posicionar contra o corte do Governo Federal. “Os vereadores precisam defender a Universidade e pressionar para a suspensão dessa medida autoritária e retrógrada”, afirmou.

Aladilce ainda confirmou uma visita à Ufba nesta terça-feira (7), com a presença do presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), e outros legisladores municipais. “Estamos tentando mobilizar todos os vereadores, inclusive os da base do prefeito ACM Neto, que é base do governo Bolsonaro. Nesse momento, devemos deixar as diferenças partidárias de lado e nos unir em defesa da educação na Bahia”, concluiu.

De acordo com o reitor da Ufba, João Carlos Salles, o bloqueio das verbas pode resultar na interrupção dos serviços de limpeza, água e energia elétrica, o que afetaria a normalidade das aulas e da execução de projetos de pesquisa. O gestor ainda destacou a boa avaliação da Universidade em diversos rankings, inclusive no próprio MEC.

Veja também

Datafolha: 69% defendem a democracia no Brasil; número era de 79% em 2022

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (18) apontou que 69% dos brasileiros preferem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!