“Estão querendo destruir o simbolismo e a história de uma área de preservação ambiental”, destacou o vereador Téo Senna (PSDB), em relação à construção de uma Estação Elevada de Esgotamento Sanitário nas margens da Lagoa do Abaeté. Na sexta-feira (7), moradores do bairro de Itapuã e região voltaram a protestar contra a obra, pedindo paralisação e alegando que a lagoa fica em Área de Preservação Ambiental (APA).
Segundo o parlamentar, para iniciar uma obra como esta é preciso ter diálogo entre a comunidade e os órgãos responsáveis: “Será que a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vão continuar essa obra indesejada e, ao que parece, ilegal, passando por cima de tudo e todos? O povo, com toda razão, clama por esclarecimentos”.
O vereador teme que a comunidade seja prejudicada, uma vez que vem lutando desde o ano de 2019 sem sucesso em seus questionamentos. “Esse assunto vem sendo discutido desde o ano passado, mas, por algum motivo, repercute apenas um dia e logo depois cai no esquecimento. No final, quem acaba prejudicado é o povo do Abaeté”, conclui Téo Senna.
A obra, que é realizada pela Conder, faz parte de um projeto de requalificação da região. A intervenção foi autorizada pelo Inema.