Na tentativa de atenuar o grave problema de desemprego que assola a população de modo geral – elevado, principalmente, devido às medidas de isolamentos em decorrência da Covid-19 –, o vereador Fábio Souza (SD) propôs ao prefeito ACM Neto (DEM) que crie um programa de cadastramento de desempregados para facilitar futuras e atuais medidas de recolocação no mercado de trabalho e de intermediação de mão de obra.
“Considerando que diversos tipos de empregados ou prestadores de serviço autônomos tiveram suas atividades interrompidas abruptamente por força de medidas de isolamento determinadas pela Prefeitura, é perfeitamente possível a edição de norma e criação de programapara cadastramento de desempregados durante a pandemia, dentro das normas de prevenção da Covid-19”, disse Fábio Souza na justificativa da Indicação n° 450/2020.
Conforme considerou o vereador, o isolamento social necessário evidenciou outro lado dessa crise, que é a fragilização econômica já que várias atividades foram interrompidas abruptamente deixando inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade financeira.
Ainda de acordo Fábio Souza, o Plano de Retomada deve ser tomado em camadas que possuam curto, médio e longo prazo, tanto no cenário ainda pandêmico quanto no pós-pandêmico.
Sugestão
Para o vereador, o referido cadastro deve coletar dados fundamentais dos desempregados, como qualificação técnica e segmentos em que estavam empregados, facilitando inclusive o mapeamento dos impactos econômicos da pandemia em Salvador, em seus mais diversos níveis.