O vereador Helio Ferreira (PCdoB) propôs ao prefeito ACM Neto, por meio do Projeto de Indicação nº 227/2020, a compra de máscaras artesanais para distribuição, de forma gratuita, à população carente de Salvador. Segundo ele, o objetivo é intensificar as medidas de combate ao novo coronavírus e, ao mesmo tempo, fomentar a economia local, valorizando os pequenos comerciantes.
O uso de máscaras pela população é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por autoridades sanitárias no Brasil. A orientação é que a pessoa use o equipamento de proteção sempre que precisar sair de casa, mantendo o distanciamento seguro.
No dia 23 de abril, entrou em vigor em Salvador o Decreto Municipal nº 32.357, que exige da população o uso de máscara de proteção tanto no transporte público quanto em ambientes de trabalho e no trânsito. De acordo com o texto, o uso é obrigatório tanto para os condutores quanto para os passageiros. O uso nos veículos só não é obrigatório quando o motorista estiver sozinho.