O vereador Sabá (PV) sugeriu ao prefeito ACM Neto (DEM), por meio do Projeto de Indicação nº 23/2020, a criação de Campanha Permanente de Valorização da Saúde Auditiva. O objetivo, de acordo com o autor, é orientar o público infantojuvenil sobre as lesões ocorridas decorrentes do uso constante de fones de ouvido em volume que exceda o nível tolerável de decibéis.
“É necessário conscientizarmos a população sobre os cuidados que devemos ter com a nossa audição, pois a perda deste sentido traz consequências irreversíveis”, disse Sabá, destacando que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 50% da população entre 12 e 35 anos escuta música em volumes prejudiciais.
O vereador sugere que a campanha inclua a realização de triagem auditiva neonatal (teste de orelhinha) em bebês de até três meses nas unidades públicas de saúde para identificar problemas iniciais ou crônicos nos recém-nascidos. “A intenção é tornar possível a realização de tratamento específico que previna problemas auditivos”, argumentou.
A Campanha de Valorização da Saúde Auditiva também orientará empresas para a necessidade do fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos trabalhadores expostos a ruídos excessivos durante a jornada de trabalho.