O vereador José Trindade (PSB) propôs, por meio do Projeto de Lei nº 56/2020, a concessão de adicional de insalubridade em grau máximo aos servidores públicos municipais e trabalhadores terceirizados que, na linha de frente, estejam em possível contato com casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.
“A emergência de saúde pública em decorrência do novo coronavírus vem exigindo de todos esforços no sentido de adaptar os seus hábitos, diante da necessidade de isolamento social”, lembra Trindade.
“Na atual circunstância, no entanto, determinados grupos são mais afetados e exigidos. É o caso dos servidores públicos municipais e trabalhadores terceirizados da área da saúde que, além de estarem sujeitos às contingências que atingem a todos indistintamente, vêm trabalhando ininterrupta e incansavelmente para atender a demanda de serviços públicos”, justifica.
Conforme o vereador, o projeto busca atender essas pessoas que “em consequência da necessária continuidade na prestação dos serviços públicos essenciais, encontram-se expostos, colocando em risco não apenas a própria saúde, mas vida de seus familiares”. Trindade reforça que o vírus possui elevado grau de contágio e apresenta alto potencial de evolução para casos graves, levando, inclusive, a óbitos”.