O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) encaminhou projeto de indicação à Câmara de Salvador sugerindo que cada Distrito Sanitário de Saúde implante um ambulatório ou um serviço médico multiprofissional. A unidade teria como objetivo acompanhar e atender os pacientes curados da Covid-19 e os pré- sintomáticos.
Os ambulatórios ou serviços médicos multiprofissionais seriam abertos nos 12 Distritos Sanitários de Saúde para atender a todos os bairros de Salvador, com as suas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Contingenciamento
De acordo com o parlamentar, a medida acompanharia a situação de estresse pós-traumáticos, principalmente dos pacientes que tiveram longo tempo de hospitalização. Odiosvaldo frisa que a pandemia da Covid-19, transmitida pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), é uma doença infectocontagiosa de fácil transmissibilidade e vem se revelando o maior desafio sanitário vivido no mundo, “em que tanto a ciência quanto a medicina buscam vacina e tratamentos específicos”.
Ele acrescenta que, infelizmente, centenas de milhares de pessoas faleceram em todo o mundo devido à letalidade do vírus, “que compromete principalmente os pulmões: “Ainda não se sabe se um paciente curado poderá se contaminar novamente ou não, bem como se dará a evolução clínica dos pacientes e de outros com comorbidade”.
Odiosvaldo Vigas também requereu à Mesa Diretora da Câmara a criação de um plano de contingenciamento e políticas públicas para combate ao coronavírus. O serviço solicitado por meio de requerimento especial teria atuação junto aos vereadores, servidores, funcionários terceirizados e demais pessoas que usem as dependências da Casa.