Preocupado com a necessidade de ampliar em Salvador as iniciativas de mobilidade urbana sustentável, o vereador Alberto Braga (Republicanos), apresentou dois projetos de indicação dirigidos ao prefeito ACM Neto, ambos voltados à Guarda Municipal. O de nº 548/2020 sugere a utilização de bicicletas elétricas (EBicicleta, bicicleta híbrida e/ou E-Bike) pelos agentes; já o de nº 549/2020 defende o uso de patinetes elétricos sustentáveis.
Ao justificar as duas proposições o vereador argumenta que o objetivo é “favorecer a tendência da busca pelo carbono zero e promover a evolução da mobilidade urbana com equipamentos favoráveis ambientalmente”.
Novos modelos
Nos projetos de indicação Alberto Braga observa a necessidade de adoção de novos modelos de mobilidade, que atendam às demandas de uma cidade sustentável. Como exemplo, o vereador cita a importância de valorizar a utilização de meios de transporte não poluentes como bicicletas e patinetes.
Ele constata ainda “a necessidade de ampliar os meios de locomoção favorecendo a mobilidade e abordagem da Guarda Municipal de Salvador com o emprego de equipamentos ambientalmente sustentáveis”.