Considerando que a mobilidade urbana e a acessibilidade são problemas graves na cidade de Salvador para as pessoas com deficiências – PcD, o vereador Sílvio Humberto (PSB) apresentou na Câmara Municipal, encaminhado ao prefeito ACM Neto, o Projeto de Indicação Nº 522/2020 solicitando a suspensão a ar para dispensa do uso de elevadores nos ônibus.
Segundo ele, apesar de alguns ônibus possuírem elevadores, que permitem acesso aos cadeirantes, eles não alcançam todas as pessoas que têm dificuldade de locomoção.
Acessibilidade
“As pessoas com deficiências, idosos, gestantes, crianças, obesos, entre outras, têm muitas dificuldades para utilizar ônibus, pois além dos degraus serem altos, os pontos de embarque e desembarque não são elevados e os motoristas frequentemente param fora do ponto”, explica o vereador.
Sílvio Humberto lembra ainda que a suspensão a ar já é uma realidade em diversas cidades, em razão de absorver todo o tipo irregularna via, seja no asfalto ou na terra, fazendo com que o veículo se rebaixe ao limite extremo.
O vereador defende a necessidade de substituição dos ônibus convencionais: “Os ônibus com suspensão a ar precisam ter alerta sonoro, como forma de inclusão,para que as pessoas com deficiência visual possam se localizar, pois as principais dificuldades são identificar e desembarcar dos ônibus, já que, para isso, precisam da ajuda de outras pessoas”.