O vereador Antonio Carolino (Podemos) apresentou no começo do ano um ofício à Secretaria de Saúde do Município (nº 144 / 2024) pedindo mais uma edição do projeto Saúde nos Bairros para o bairro da Boca do Rio. Com a solicitação atendida, no mês de março a ação foi direcionada à Estrada do Curralinho com o objetivo de atender a população mais carente da comunidade.
No sábado (16), o encerramento da feira de saúde contou com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, equipe e lideranças comunitárias da região. A estrutura para atendimento à população foi montada ao lado da Unidade da Saúde da Família (USF) do Curralinho. Em setembro do ano passado, o Saúde nos
Bairros aconteceu na Rua Elesbão do Carmo, ao lado da Base Avançada do Samu.
O vereador Carolino agradeceu à Prefeitura, servidores, prestadores de serviço e, em especial, ao prefeito Bruno Reis e à vice Ana Paula Matos, destacando que “ações desta magnitude são muito aguardadas pela população dos 171 bairros da capital”.
A vice-prefeita Ana Paula Matos fez questão de lembrar que o Saúde nos Bairros é a forma de a Prefeitura ir onde a população está, fazendo mais e melhor pela saúde dos soteropolitanos, com foco na prevenção.
“Esta edição do Saúde nos Bairros marca o 41º bairro contemplado por este programa modelo da Prefeitura. Ações que melhoram e muito a saúde da população”, disse o vereador Carolino.
“A carência da saúde pública no Brasil é secular. Logo, ofertar consultas médicas, exames e cirurgias sempre é muito positivo. Cada edição do Saúde nos Bairros ajuda a desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir acesso a milhares de soteropolitanos, em especial os mais necessitados”, concluiu Ana Paula Matos.
Serviços
Durante a feira de saúde iniciada no dia 4 de março na Estrada do Curralinho, os moradores da Boca do Rio e adjacências tiveram acesso a serviços de atenção médica especializada, exames laboratoriais, atendimentos odontológicos, vacinação (para maiores de 12 anos), ultrassonografias (abdome total, mama bilateral, tireoide, doppler colorido carótidas, pélvica), eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma transtorácico e mamografia bilateral.
Também foram realizados agendamentos para exames de raio-X e preventivos. Além disso, foi feita captação de pacientes para realização de cirurgias eletivas.