segunda-feira 8 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Vereador solicita moradias para comunidades “prejudicadas” pela Via Bahia
sexta-feira 5 de julho de 2024 às 15:45h

Vereador solicita moradias para comunidades “prejudicadas” pela Via Bahia

NOTÍCIAS


Através do Projeto de Indicação nº 325/2023, o vereador Antônio Carolino (DC) oficializou o Governo do Estado da Bahia sobre o “grave problema que a concessionária Via Bahia vem causando aos moradores das margens da BA-528 em Salvador e em toda a Região Metropolitana”. A proposição parlamentar está em trâmite na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Salvador.

De acordo com o parlamentar, cerca de 600 famílias moram nas comunidades Bosque Imperial de Inema; Loteamento das Mangueiras; Mariango e Beira-Rio. “E estes locais margeiam a Rodovia Estadual 528 em Salvador. E os habitantes destas comunidades estão sob forte stress, abalo emocional e dúvidas, porque a ‘poderosa e insensível’ Via Bahia quer duplicar estradas e ampliar suas praças de pedágio, destruindo pelo caminho comunidades, casas e comércios instalados há décadas. Em alguns casos há mais de 40 anos” denuncia o parlamentar.

“A estratégia da gigante cobradora de pedágio é clara. Pleitear, ao mesmo tempo, no Judiciário Federal e Estadual a reintegração de posse, alegando que toda área contígua à BA-528 é sua propriedade. O que a concessionária não conta é a dificuldade de renovar seus contratos de concessão pública Brasil afora. E enquanto as ações judiciais impetradas por ela seguem seus demorados ritos, os moradores destas comunidades de Salvador, sob ataque, não sabem o que fazer”, disse Antonio Carolino.

“A Via Bahia chegou em terras baianas pela intermediação do Governo do Estado. Portanto, nada mais justo que o Governo do Estado arque com novas moradias dentro dos padrões necessários para abrigar cada família que está perdendo seus lares, comércios e afins, vitimados pela Via Bahia, a partir do absurdo processo de reintegração de posse”, solicitou o vereador.

Veja também

BAMIN, que constrói a Fiol, está endividada e governo quer que a Vale assuma a empresa

Como havia informado publicado o portal Bahia Econômica, a Bahia Mineração (BAMIN), empresa responsável pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!