O vereador Sílvio Humberto (PSB) participou do terceiro dia da 4° edição do Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). No gramado da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), reuniram-se mais de mil indígenas, distribuídos em cerca de 30 etnias e territórios.
Entre as pautas abordadas estavam demarcação de terra, acesso a políticas públicas, criminalização das lideranças indígenas, diversidade, saúde, educação escolar específica, cotas raciais, juventude, representatividade, dentre outras.
“Os povos indígenas necessitam, cada vez mais, de apoio da sociedade. Os riscos, ataques e retirada de direitos são impostos há mais de trezentos anos e o Estado brasileiro até os dias atuais não conseguiu promover de forma eficiente a garantia de uma existência com dignidade, segurança e direitos básicos”, diz Sílvio Humberto.
E o vereador continuou: “Então um evento como esse é suma importância para chamar atenção de sociedade e fortalecer a luta e o diálogo com os povos originários”.
O acampamento foi organizado pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), de 26 a 29 de abril.