Diante do avanço da macha de óleo que percorre as praias do litoral nordestino e preocupando principalmente quem sobrevive dos frutos do mar, um grupo formado por pescadores do Grupo Ambientalista da Bahia, invadiram na manhã desta terça-feira (22), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para protestar ao derramamento de óleo e ausência de ações enérgicas para minimizar os impactos ambientais nas praias nordestinas.
De acordo com Edson da Conceição Falcão (um dos coordenadores do protesto), a preocupação é com a sobrevivência das pessoas. O vereador Sílvio Humberto comentou sobre o protesto a que atribuiu como retardo e descaso por parte do Governo Federal.
“Não podemos ficar nessa operação ” enxugando gelo”, mobiliza-se as pessoas para a limpeza das praias e o movimento natural das marés repõe o óleo. Houve retardo e descaso do Governo Federal em relação da gravidade do problema ambiental que atinge as praias nordestinas. Foi preciso ser acionado pelo MPF e MPE para cumprir com sua obrigação constitucional. Enquanto isso, as populações que tiram seu sustento das praias sofrem hoje e amanhã, pois os efeitos diretos são ainda incalculáveis além de suas vidas bem como sobre as economias locais que dependem do turismo de praia”, pontuou.
Sobre a disputa pelo comando em Brasília o vereador foi enfático. “Lá em Brasília, a onda é outra, a disputa pelo comando partidário do principal partido da base de sustentação do presidente. Leia-se o controle do fundo partidário. Segue o fluxo, o presidente rumo a terra do Sol Nascente e nós nordestinos, como bem disse o Bikud@ George Oliveira parafraseando Steve Biko ” estamos por nossa própria conta”, finalizou.