Foi inaugurada pela Prefeitura Municipal de Salvador, na quarta-feira (26), a Escola Makota Valdina, no Engelho Velho da Federação. O Projeto de Lei nº 80/2019, que dá nome à unidade de ensino, é de autoria do vereador Sílvio Humberto (PSB) e foi aprovado no plenário da Câmara após o falecimento da líder religiosa, em 2019.
“Um reconhecimento de suma importância e representatividade para Makota, uma grande líder que lutou ativamente contra a intolerância religiosa, pela educação, pelos acessos e em prol de uma sociedade mais justa”, comemora Sílvio Humberto.
O projeto solicitava a substituição do nome da antiga Escola Municipal Engenho Velho da Federação, demolida no dia 6 de dezembro de 2018, por apresentar problemas estruturais. A nova sede possui 12 salas de aula climatizadas, sendo quatro infantis e oito de ensino fundamental, com capacidade para acolher 760 alunos dos grupos 3 ao 5 (creche e pré-escola), além do Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Agora, além dos nossos corações, a memória da nossa Makota está materializada e eternizada em um espaço de transformação social. Salve Makota Valdina!”, celebrou, emocionado, o vereador.