sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Valdemiro Lopes
Home / POLÍTICA / Vereador recomenda “Julho das Pretas” em escolas públicas
quarta-feira 29 de julho de 2020 às 09:47h

Vereador recomenda “Julho das Pretas” em escolas públicas

POLÍTICA


Com o objetivo de contribuir para a conscientização dos estudantes e a formação de uma sociedade mais igualitária, o vereador Sílvio Humberto (PSB)protocolou na Câmara Municipal um projeto de indicação que sugere às secretarias estadual e municipal de Educação, a implementação de atividades que façam referência à agenda “Julho das Pretas” nas escolas públicas de todo o estado.

O vereador destaca que quando se trabalha com crianças e adolescentes em sala de aula sobrea importância do respeito ao próximo e à diversidade cultural, os jovens têm mais chances de compreender e respeitar o multiculturalismo. “Essa ação nas escolas poderá contribuir para a formação e conscientização de estudantes para a transformação social que tanto buscamos: um ambiente sem machismo, sexismo, violência e racismo e com respeito”, afirmou Sílvio.

O “Julho das Pretas” foi criado em 2013, por Odara – Instituto da Mulher Negra, celebrando, no dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. É uma agenda conjunta para o fortalecimento das mulheres negras, propondo debates sobre racismo, machismo e outras pautas. Ações como essa, segundo Sílvio Humberto,“lançam temas importantes para dialogar com a sociedade”.

Igualdade Racial

Relatado por Sílvio Humberto e sancionado há um ano, o Estatuto Municipal da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosadispõe de cláusulas específicas em prol das mulheres negras, como adoção de políticas para o acesso à educação, trabalho, emprego, qualificação profissional, esporte e lazer; proteção contra a violência; incentivo à representação da mulher negra nos órgãos municipais, dentre outras medidas.

“Precisamos considerar que são as mulheres, histórica e estruturalmente, as mais afetadas pelas desigualdades. E não podemos pensar em desenvolvimento social sem associar e construir políticas para elas”, enfatizou Sílvio.

O vereador ainda solicitoua disponibilização do Estatuto(Lei n°9.451/2019) através de link de acesso à população no Portalda Câmara.“O dispositivo jurídico é uma ação afirmativa com foco na população negra dessa cidade, que é a mais negra fora da África”, reforçouSílvio Humberto.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!