É possível estabelecer um protocolo que respeite recomendações de distanciamento social, higiene e limitação do número de pessoas presentes nas academias ou mesmo em lugares específicos para a prática de exercícios físicos ao ar livre. Este é o posicionamento do vereador Téo Senna (PSDB), autor de projeto de indicação ao prefeito ACM Neto sugerindo a imediata retomada da prática de atividades físicas na capital baiana.
Para o vereador, trata-se de um serviço essencial para a saúde física e mental, uma vez que a prática regular de exercícios pode evitar mais de 250 mortes por ano. Já o sedentarismo aumenta de 20% a 30% as chances de morte por doenças crônicas.
“As academias de ginástica, natação, hidroginástica e de artes marciais são fundamentais para evitar o sedentarismo e doenças durante o isolamento social. Não estou falando de aglomerações como, infelizmente, foram identificadas no último final de semana no bairro da Barra, é preciso tomar os devidos cuidados”, destacou o ex-atleta profissional e professor de educação física.