O elemento água foi o foco dos pronunciamentos de representantes dos blocos de governo e de oposição no Pinga-Fogo da sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (6), no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador. O vereador André Fraga (PV), presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação, informou que convocará um representante da Embasa para verificar quais os investimentos que a prestadora de serviços de fornecimento de água e saneamento básico está realizando em Salvador. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Ricardo Almeida (PSC).
“Temos esgotos lançados no mar e praias impróprias para o banho. E no Carnaval, por exemplo, um veículo caiu dentro de uma cratera devido a uma adutora rompida”, disse o parlamentar. Ele frisou, portanto, que irá questionar quais são os investimentos da Embasa, “na cidade que representa 30 % dos lucros” da empresa.
Águas internacionais
O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) fez uma saudação à Organização das Nações Unidas (ONU) pela celebração do acordo internacional, no último dia 4, de proteção às águas internacionais.
O “Tratado do Alto Mar” produziu um conjunto de diretrizes para proteger 30% dos oceanos do mundo. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou os países-membros por terminarem o texto do tratado para garantir a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica marinha de áreas fora da jurisdição nacional.
“A Bahia tem a maior faixa litorânea do país e Salvador é a capital da Amazônia Azul. Temos muito a comemorar com as normas de proteção dos biomas dos oceanos”, afirmou Vasconcelos.
Homenagens
Augusto Vasconcelos e o vereador Arnando Lessa (PT) utilizaram o Pinga-Fogo para fazer saudações ao vereador e jurista Edvaldo Brito (PSD). “Todos os 43 parlamentares desta Casa se sentiram representados. Foi feita justiça pelos méritos de Edvaldo Brito no Direito acadêmico e na prática”, frisou Lessa.
No último dia 1º, data do centenário do falecimento de Ruy Barbosa, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA) realizou uma solenidade alusiva à data. E o professor, jurista e vereador Edvaldo Brito foi o escolhido pelo TJ/BA para receber a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa.