O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, vereador Paulo Magalhães Júnior (DEM) apresentou um projeto de indicação ao prefeito Bruno Reis solicitando a inclusão prioritária dos trabalhadores da Política Municipal de Assistência Social para a vacinação contra a Covid-19.
A sugestão indica a inclusão de todos os profissionais da assistência social no plano de vacinação municipal, abarcando os trabalhadores contemplados nas parcerias formalizadas com organizações da sociedade civil. O vereador pede prioridade para os trabalhadores dos serviços destinados ao acolhimento à população em situação de rua, como o Serviço Especializado em Abordagem Social, Centros de Referência da População de Rua, abrigos, bem como da atenção em domicílio.
Paulo Magalhães Júnior justifica a proposta considerando a essencialidade dos serviços desses profissionais para o enfrentamento dos efeitos econômicos e sociais decorrentes da pandemia, especialmente, para a população de baixa renda mais afetada por esses efeitos.
“Eles estão no combate direto ao vírus, desde o início da pandemia. Precisam ser priorizados para garantia do direito à vida. É o justo,” afirmou. O vereador destacou, também, a atuação dos trabalhadores durante a Operação Chuva. “Nesse período chuvoso, a exposição ao vírus é ainda maior. Já que esses profissionais atuam nas ruas, na chuva, garantindo a acolhimento às pessoas mais vulneráveis, que residem em locais de risco”, concluiu.