“O diagnóstico é feito na clínica com raios-x e biópsia prevendo o surgimento do câncer de mama”, afirmou o edil
Na Sessão Ordinária da terça-feira (22), foi aprovada uma Indicação de autoria do vereador Roque Fagundes (PT), subscrita pela vereadora Naide Brito (PT), solicitando entendimento com os órgãos competentes, no sentido de criar o Outubro Rosa Pet, no Município de Lauro de Freitas, reiterando a Indicação nº 524/2017.
“Assim como as mulheres, nossos animais também correm risco de desenvolver câncer de mama. O diagnóstico é feito através de avaliação clínica, raios-x e biópsia, seguida de exame histopatológico”, esclarece a justificativa.
O documento ainda salienta que o câncer de mama em cadelas já faz parte da lista de doenças mais temidas entre os donos de cãezinhos de estimação. “O câncer de mama ainda é um dos principais tipos de tumor a atingir o mundo canino, apesar de haver uma propensão bem maior dessa doença nas fêmeas, ela também pode afetar os machos em alguns casos”, explica o autor.
Segundo Roque, embora não haja fatores específicos que possam ajudar a prever o surgimento do câncer de mama em uma cadela, há algumas medidas que se provaram bastante eficientes na prevenção desse tipo de neoplasia.
“A castração das fêmeas reduz até 99% as possibilidades do aparecimento do câncer de mama. Sem contar que a expectativa de vida dos cães castrados é maior, vivem aproximadamente 26% à mais”, finaliza a justificativa.