O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) apresentou projetos de indicação no dia 10 de outubro propondo a abertura de quatro Casas de Parto nas regiões de Itapuã, Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário e Cidade Baixa. Os projetos têm, respectivamente os números 514, 515, 516 e 517.
Conforme o vereador, “o poder público tem que estar preparado para atender a todas as gestantes, garantindo-lhes um parto seguro, com dignidade e em total concordância com as últimas evidências científicas”.
Nas proposições, ele considerou que o parto seguro já começa com o pré-natal bem feito e assistência nos nove meses de gestação, visando melhorar e evitar problemas para a mãe e para a criança neste período e no momento do parto.
Odiosvaldo citou a importância do parto humanizado e acredita na fisiologia do parto natural respeitando os diversos aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e sua família. “É uma forma de dar o protagonismo do parto à mulher e o direito de reconhecimento e escolha”, destacou.
Salientou ainda que muitas mulheres ao relatarem seus partos na forma cesariana mostram a frustração de não terem tido seus filhos naturalmente. “Devemos considerar que a humanização do parto entende a gestação e o parto como eventos fisiológicos perfeitos, onde apenas 15 a 20% das gestantes apresentam adoecimento neste período precisando de cuidados especiais”, observou Odiosvaldo.
O vereador reconheceu que as quatro regiões escolhidas são das mais emblemáticas de Salvador, com considerável população. “São regiões com carências específicas, inclusive com a necessidade de um hospital, que atenderia não só a esses locais, mas a grande parte da cidade”, concluiu Odiosvaldo.