O vereador e médico Odiosvaldo Vigas (PDT) voltou a falar das iniciativas apresentadas para combater a propagação do novo coronavírus. Na primeira, ressaltou o seu “apoio irrestrito” às medidas adotadas pelo prefeito ACM Neto e pelo governador Rui Costa para conter a Covid-19 em Salvador.
Ele destacou também “o papel desempenhado pela Bahiafarma na aquisição dos testes rápidos para identificação dos infectados pelo vírus, com a ampliação dos testes em pacientes sintomáticos e assintomáticos”.
Também apontou para o aumento da vigilância sanitária por parte das secretarias da Saúde do município e do estado (SMS e Sesab) e do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba nos bairros com os maiores dados estatísticos. “Medidas imediatas de higienização desses espaços públicos são fundamentais”, assegurou Odiosvaldo.
O parlamentar defendeu a ampliação da vigilância sanitária nas comunidades de maior adensamento populacional com higienização e remoção das pessoas identificadas com quadro clínico de infecção respiratória e Covid-19.
Couto Maia
Odiosvaldo propôs ainda a readequação do antigo Hospital Couto Maia, em Monte Serrat, para atender a demanda da Cidade Baixa e de parte da população suburbana. Também defendeu necessidade do emprego dos
testes rápidos e o levantamento estatístico da relação dos leitos hospitalares e respiradores mecânicos. “Nesse caso, mais uma vez parabenizo o prefeito ACM Neto e o vice Bruno Reis que estão imbuídos em garantir para a população 200 leitos de UTI no combate à doença”, reconheceu.
O vereador ainda parabenizou a população de Salvador “por atender às recomendações da campanha Fique em Casa, adotando as medidas preventivas que evitam a propagação do vírus”.
Como forma de ajudar a classe artística de Salvador afetada pela atual conjuntura decorrente da pandemia, Odiosvaldo Vigas propõe a inclusão desses profissionais no planejamento e programas do Município, Estado e União através do direcionamento de apoio oficial de incentivos fiscais e financeiros. “Os artistas podem apresentar espetáculos pelas vias tecnológicas e virtuais”, previu.