O Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado na última segunda-feira (29). Na avaliação do vereador Carolino (Podemos), “o momento é oportuno para valorizar este público em Salvador”. Neste sentido, o parlamentar apresentou no ano passado o Projeto de Indicação nº 286, cujo objetivo é reservar no limite de 3% vagas em concursos e seleções públicas para o ingresso de gays, lésbicas e pessoas trans.
“A inclusão social/cidadã de grupos historicamente marginalizados, como é o caso da população de travestis e transexuais, representa um avanço civilizatório. Uma abordagem chave para garantir de fato a igualdade de oportunidades e, simultaneamente, promover uma sociedade verdadeiramente inclusiva. O dado concreto é que ainda há transfobia em nossa sociedade e isso impede a igualdade de oportunidades da população LGBTQI+”, afirmou o vereador Carolino.
Ele observa que, às vésperas do Carnaval 2024, é importante chamar a atenção da população de Salvador para esta causa. “A elaboração de uma legislação que estabelece a reserva de vagas para a inserção de pessoas trans e travestis no âmbito do serviço público municipal, abrangendo tanto cargos efetivos como temporários, encontra fundamentação nos princípios da igualdade, justiça social e no respeito pelos direitos humanos”, justificou.
Segundo o autor da matéria, a elaboração da indicação contou com a colaboração do Grupo Gay da Bahia, fundado pelo antropólogo Luiz Mott. A entidade funciona no Centro Histórico e vem sendo conduzida por Marcelo Cerqueira.