Com o objetivo de atender as pessoas de maior vulnerabilidade social, o vereador Sílvio Humberto (PSB) propôs ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que determine ao órgão municipal responsável a realização do teste rápido de detecção do novo coronavírus junto à população em situação de rua do município.
Conforme o vereador sugere no Projeto de Indicação nº192/2020, “a população em situação de rua é um grupo heterogêneo, composto por pessoas de diversas realidades, mas que possuem como características iguais a condição de pobreza absoluta, vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e, principalmente, a falta de moradia regular e, por isso, cabe ao município empregar todos os esforços necessários para proteger e tratar esta parcela da população”.
Como destaca Sílvio Humberto, estima-se que o município de Salvador possua cerca de 4 mil pessoas em situação de rua, segundo dados divulgados no site da associação Movimento de População de Rua. Ainda de acordo os dados, Salvador é a segunda capital que possui maior quantidade de pessoas em situação de rua, atrás apenas do Rio de Janeiro.