Visando minimizar os efeitos decorrente do uso e comercialização de drogas e entorpecentes, o vereador Vado Malassombrado (DEM) propôs a Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Lei n° 288/2019 que institui o “Programa Educacional Escola Sem Drogas” nas escolas da rede pública de ensino do município. O projeto obriga as escolas a incluir na elaboração de seus projetos pedagógicos, à realização de seminários, palestras, dinâmicas de grupos, simpósio, ou qualquer outra forma de explanação sobre o assunto.
“A escola encontra-se diante de um novo desafio e, nesta circunstância, educar para prevenção apresenta-se como melhor alternativa para o enfrentamento do consumo de drogas entre estudantes. Portanto o projeto surge para que os alunos possam trocar e adquirir informações sobre o assunto”, disse o autor da proposição, vereador Vado Malassombrado.
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína, crack dentre outras.