domingo 17 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Vereador propõe ‘Prêmio Riachão de Artes’
terça-feira 4 de agosto de 2020 às 17:48h

Vereador propõe ‘Prêmio Riachão de Artes’

NOTÍCIAS


O sambista Riachão deixou um legado na cultura da Bahia, sobretudo em Salvador. Como forma de reconhecimento, o vereador Sílvio Humberto (PSB) propôs ao prefeito ACM Neto, por meio do Projeto de Indicação nº 430/2020, que seja instituído na capital baiana o Prêmio Riachão de Artes e Cultura Periférica. Pela proposta, a Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), cuidará da premiação.

Conforme o vereador, além de homenagear o autor dos sambas “Cada Macaco no seu Galho”, “Vá morar com o diabo”, “Retrato da Bahia” e “Bochechuda e Papuda”, o Prêmio Riachão de Artes e Cultura Periférica busca valorizar a arte e cultura relacionadas à classe, à etnia, ao lugar de moradia e à condição de mulheres e homens que vivem nas periferias de Salvador.

“Riachão foi uma figura marcante na cultura de nossa cidade, sobretudo no bairro do Garcia, em que o artista também foi homenageado, em 2014, pela Mudança do Garcia. Um ano depois, em 2015, o circuito passou a ter o seu nome”, destacou Sílvio Humberto no projeto de indicação.

Concurso

Sobre a coordenação da premiação, conforme Sílvio Humberto, a Fundação Gregório de Mattos é a mais indicada para ficar à frente e executar as atividades para instituir o Prêmio Riachão de Artes e Cultura Periférica, bem como elaborar o regulamento do concurso que prevê prêmio monetário aos candidatos que obtiverem maior pontuação no cômputo geral e ficarem nos três primeiros lugares.

O Prêmio Riachão de Artes e Cultura Periférica contemplará música, dança, teatro, cinema, hip hop, artes de rua e artes visuais. “Como Riachão nasceu em 14 de novembro de 1921, a entrega do prêmio será anual e nesse mês, em homenagem ao seu aniversário”, sugeriu o autor da proposição.
O sambista Riachão morreu na madrugada do dia 30 de março de 2020, aos 98 anos, de causas naturais.

Veja também

Ministério Público requer suspensão de obras de instalação do Complexo Solar Santa Eugênia

Projeto de instalação não apresentou todos os estudos ambientais necessários Irregularidades detectadas no processo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!