Em homenagem ao Dia Nacional de Libras (24), o presidente da Comissão de Assistência Social e Direitos das Pessoas com Deficiência, vereador Cezar Leite (PSDB), promoveu um encontro na Câmara de Salvador, na manhã desta quarta-feira (24), com representantes de instituições e deficientes auditivos. No evento, realizado no Salão Nobre, a necessidade da educação bilíngue foi apontada como uma das prioridades para melhoria da área.
Segundo Cezar Leite, o debate é uma estratégia eficaz para promoção de políticas públicas necessárias. Para o vereador, é preciso “ouvir as instituições voltadas para a educação, órgãos públicos, mães e as pessoas com deficiência para saber qual a real necessidade e como o Legislativo pode fomentar políticas públicas eficazes para inclusão destas pessoas”.
Alguns pontos discutidos, como educação bilíngue continuada, necessidade de disponibilização de intérprete nas escolas, unidades de atendimento à saúde, creches e locais públicos com pessoas especializadas em libras foram pleiteados pela maioria presente.
Ocupar espaços
Para a presidente da Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos), Carla Suzana França, um intérprete de libras deve estar disponível em todo espaço público. “Os surdos precisam ocupar espaços e agora estou contente porque temos voz ativa na luta da comunidade auditiva”, disse.
Ainda participaram do encontro representantes da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada-BA), Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), Secretaria Municipal da Educação do Salvador (Smed),
Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Associação Baiana de Tradutores – Intérpretes e Guias Intérpretes da Língua de Sinais Brasileira (ABATILS), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS- Wilson Lins/Bahia).