O vereador Sílvio Humberto (PSB) foi convidado pelo Colégio Estadual Brandão Correia para proferir uma palestra sobre cotas raciais no Brasil. Ele falou para os estudantes na segunda-feira (21), no Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória à comunidade negra de Shaperville, da cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, morta pelo Exército em protesto contra a lei que obrigava a utilização de cartões de identificação que especificavam onde era permitido circular.
“Falar sobre cotas numa escola pública para estudantes negros numa data como hoje é de fundamental importância para a difusão do entendimento do quanto se faz necessário avançar no enfrentamento ao racismo no Brasil, em especial no quesito educação. As cotas funcionam justamente no sentido de garantir oportunidade de acesso a quem pela ação e inação do Estado brasileiro não consegue chegar. As cotas existem pelo fato das condições e oportunidades não serem justas”, refletiu.
A agenda também faz parte das comemorações pelos 30 anos do Instituto Cultural Steve Biko, entidade que atua na promoção de cursos de pré-vestibular gratuito para jovens negros em Salvador. O parlamentar é presidente de honra do Steve Biko.
Também falaram para os estudantes a professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, Sheila Regina Pereira, e o professor Igor Miranda, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.