sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Vereador presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Salvador visita UBS
quinta-feira 25 de julho de 2019 às 06:56h

Vereador presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Salvador visita UBS

POLÍTICA


O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador, vereador Maurício Trindade (DEM), visitou, na manhã desta última quarta-feira (24), a Unidade de Saúde da Família Professor Sabino Silva, no Nordeste de Amaralina. O objetivo da ação, que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Leo Prates, foi verificar a situação da unidade, ouvir usuários do serviço, profissionais e gestores.

Como avaliou Maurício Trindade, que também é médico, a situação da unidade não difere muito das demais visitadas pela comissão. “Vimos filas imensas que deixam a população exposta ao sol e à chuva e recebemos reclamações dos usuários por dificuldade para marcar exames devido à falta de médicos. Para conseguir uma senha de atendimento é necessário chegar na madrugada, quando mais uma barreira é encontrada: a insegurança”, pontuou, destacando que a “unidade não tem alvará da própria Vigilância Sanitária da Prefeitura”.

O secretário Léo Prates percorreu as salas junto com Maurício Trindade, ouviu pacientes e observou os aspectos pontuados pelo vereador. Em nome da Comissão de Saúde, foram feitas algumas indicações, como a compra emergencial medicamentos, compra de material de higiene, substituição da empresa de manutenção predial, aquisição de mobiliário e instalação de toldos nas áreas em que população aguarda atendimento.

Segundo o vereador, as piores constatações da vista foram “a falta de medicação básica e encontrar a população aguardando de pé, numa fila de mais de 50 pessoas, expostas ao tempo, o que caracteriza uma grande humilhação”.

Reclamações

Usuária da unidade, Célia Tavares agradeceu à Comissão de Saúde e exigiu as mudanças. “Do jeito que está é horrível. Temos que chegar de madrugada para pegar uma ficha”, assegurou. “Isso aqui nunca prestou. Não temos médico e sempre falta medicamento”, reclamou Elízia Gomes, moradora do bairro.

Para Maurício Trindade, as visitas da Comissão de Saúde aos postos são fundamentais para a construção de uma saúde melhor. “Tem muita coisa errada, começou errado e continua errado. Um erro que não se conserta é responsável por uma sucessão de erros”, apontou.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!