Brigadistas voluntários do município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, realizam uma campanha para arrecadar equipamentos de proteção individual e recursos que vão auxiliar no combate aos incêndios florestais que afetam a região. Como forma de prestar apoio, o vereador André Fraga indicou à gestão municipal que seja enviado reforços para ajudar no combate às chamas.
“O grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal possui treinamento em combate a incêndios florestais e pode colaborar com o controle do fogo na Chapada Diamantina. É fundamental que a gente preste apoio enviando reforços para ajudar no combate às chamas de uma região que já sofre há dias com os incêndios florestais. Sabemos que, nessa época, os incêndios são comuns por causa do tempo seco na região, mas não podemos ignorar que esses fenômenos naturais serão cada vez mais comuns e intensos por causa da crise climática que estamos vivendo”, explicou o edil que também é presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação da Câmara.
Nas redes sociais, brigadistas que fazem parte da Associação Bicho do Mato e da Associação Vale do Brejão, divulgam vídeos falando da falta de equipamentos para combater o fogo: “A responsabilidade de cuidar, preservar a natureza é de todos nós, por isso, pedimos apoio para adquirir equipamentos de uso coletivo como soprador e outros de uso individual como coturnos, gandolas, óculos, balaclavas, calças e lanternas”, explicou o brigadista Leandro Santos que faz parte da Associação Bicho do Mato.
Em Ibicoara o fogo está próximo ao Parque Municipal do Espalhado, onde fica a Cachoeira do Buracão, no Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Para fazer doações, os interessados podem enviar valores para a compra de equipamentos através da conta bancária de duas organizações da sociedade civil: