O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) esteve na última terça (9) e quarta-feira (10) nos atos em memória às vítimas de acidentes de trabalho. Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira Bahia (Sintracom-BA), os eventos ressaltam a Lei nº 9.064/2016 que instituiu o dia 9 de agosto como o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais.
A data foi instituída por conta de uma tragédia ocorrida no início da manhã do dia 9 de agosto de 2011, quando um elevador a cabo despencou do 25º andar de um prédio erguido pela Construtora Segura e provocou a morte de nove operários da construção.
Ainda nesse último mês de julho, Augusto, que também é presidente da Comissão do Trabalho, Emprego e Renda na Câmara Municipal de Salvador (CMS), assinou um manifesto elaborado por diversos especialistas que contém propostas para a concretização do Sistema Nacional de Saúde do Trabalhador (Sinast).
O documento tem o objetivo de promover o debate sobre a construção de políticas efetivas que protejam primordialmente a saúde dos trabalhadores. Para o parlamentar, a reforma trabalhista é mais um fator determinante na retirada de direitos.
“O acidente, em geral, acontece porque eles querem aumentar a nossa produtividade e não levam em consideração as condições do ambiente de trabalho. A pressão para cumprir as ordens de serviço e atingir os resultados definidos pela gestão da empresa é imensa, e, para assegurar isto, muitas vezes a segurança não é levada em consideração”, disse Augusto em vídeo publicado nas redes sociais.
Além de Augusto, estiveram presentes a Associação dos Magistrados Trabalhistas (ABMT); a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE); o SINTRACOM; a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).