O vereador Marcos Mendes (PSOL) propôs ao governado Rui Costa, por meio do Projeto de Indicação n° 393/2020, a criação da Campanha Permanente de Combate ao Machismo e Valorização das Mulheres na Rede Estadual de Ensino. Conforme o vereador, a medida é fundamental na construção de uma sociedade menos machista e sexista.
“As relações de gênero ancoradas pelo machismo e pelo sexismo ainda estão muito presentes em nossa sociedade. São relações construídas historicamente, que delineiam quais papéis sociais são destinados a homens e mulheres. Nessa vertente, apesar dos avanços, as mulheres ainda se encontram em grande desvantagem em relação aos homens, sendo submetidas a situações de desigualdade econômica, social, dentre outras”, pontuou Mendes.
Para o vereador, no caso da instituição escolar, esse machismo está presente nas relações empreendidas entre os meninos e as meninas e, também, entre os homens e mulheres que fazem parte do grupo escolar.
“Devemos considerar que os sujeitos sociais que frequentam a escola, como estudantes, docentes, entre outros, também estão na sociedade vivenciando e reproduzindo, mesmo que de maneira inconsciente, relações machistas, produzidas e reproduzidas cotidianamente, dentro e fora da escola”, disse.
Marcos Mendes cobrou também uma maior reflexão sobre esse assunto. “É preciso que dispensemos mais tempo à reflexão, ao estudo e ao debate das questões de gênero na sociedade e na educação para pensarmos em relações menos excludentes. Só assim, problematizando essas questões e buscando caminhos de resistência, poderemos pensar em uma sociedade que seja menos opressora na construção das relações entre homens e mulheres”, concluiu.