O Dia Municipal em Memória dos Mártires dos Búzios (8 de novembro) foi destacado pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), na tarde desta última segunda-feira (11), durante a 55ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB).
Conforme o vereador Sílvio Humberto, o Dia Municipal em Memória dos Mártires dos Búzios representa “a luta contra a opressão”. Ele mencionou que o movimento, ocorrido na Bahia, foi uma luta pelo fim do racismo e pela instauração da República. Sobre a mobilização de 1799, destacou a atuação dos heróis Lucas Dantas, Manuel Faustino, João de Deus e Luiz Gonzaga, que foram enforcados na Praça da Piedade.
Ainda em seu discurso, o vereador ressaltou a importância da sessão especial realizada pela Câmara na última sexta-feira (8), requerida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), para marcar a passagem dessa data histórica. Ele também mencionou a II Caminhada de Retorno dos Mártires da Revolta dos Búzios, que ocorreu da Praça da Piedade até a Câmara.
A vereadora Marta Rodrigues é autora do projeto de lei que instituiu o 8 de novembro como o Dia Municipal em Memória dos Mártires da Revolta dos Búzios (Lei nº 9.513/2020), atendendo a uma demanda do Movimento Negro.
O trajeto inverso da caminhada foi idealizado para homenagear os heróis Lucas Dantas, Manuel Faustino, João de Deus e Luiz Gonzaga. No dia 8 de novembro de 1799, os quatro foram retirados da prisão – então localizada na Câmara Municipal – para serem enforcados e esquartejados na Praça da Piedade.