terça-feira 24 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / Vereador elabora proposta de Planejamento Familiar para o Governo Federal
terça-feira 27 de agosto de 2019 às 10:08h

Vereador elabora proposta de Planejamento Familiar para o Governo Federal

POLÍTICA


O vereador Pedro Godinho (MDB) quer criar unidades do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH) em todo o Brasil. O projeto será apresentado ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde.

Em 1990, a articulação política do vereador Pedro Godinho, por meio do Instituto Planejar, presidido por ele, uniu a Prefeitura de Salvador e o CEPARH nesse projeto, transformando Salvador no primeiro município do Brasil a promover uma política pública de planejamento familiar.

O documento informa que a Constituição Federal prevê, no o Artigo 226, Parágrafo 7, que o Sistema Único de Saúde SUS deve a garantir à mulher, ao homem ou ao casal, em toda a sua rede de serviços a assistência à concepção e contracepção como parte das demais ações que compõem a assistência integral à saúde.

“Uma questão fundamental desta Lei é a inserção das práticas da laqueadura de trompas e da vasectomia dentro das alternativas de anticoncepção, definindo critérios para sua utilização”, disse Godinho.

Em Salvador, 14% dos bebês nascidos vivos são filhos de mães menores de 20 anos.  “Este é um problema que atravessa gerações. Faz-se urgente e imperativo a criação de uma política pública eficaz de Planejamento Familiar. O CEPARH oferece o conhecimento científico, o modelo de atendimento à população e a experiência de mais de 30 anos de atuação em conjunto com o poder público”, frisou Godinho.

Atualmente, o CEPARH realiza 150 vasectomias e 60 ligaduras por mês pelo SUS. “Este número é muito inferior ao necessário para fazer frente à necessidade da população de Salvador. Com mais unidades do CEPARH esse serviço iria aumentar e a nossa ideia é implantar também o Programa Saúde da Família e Educação sexual nas escolas”, informou o vereador.

“Nos colocamos à disposição para dialogar com o Governo Federal, certos de que podemos transformar não apenas a vida dessas famílias diretamente atendidas, mas todo o tecido social brasileiro. Estamos prontos para exercer nosso papel e cumprir nossa missão junto ao país que precisa, quer e merece cuidar dos cidadãos de hoje e do amanhã”, concluiu Pedro Godinho.

Veja também

Haddad diz que impacto do pacote fiscal foi preservado no Congresso e defende rotina de revisão de gastos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (20) que o impacto do pacote …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!