sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Vereador do Rio filma invasão a UPA da capital e vídeo repercute nas redes
sábado 13 de novembro de 2021 às 10:54h

Vereador do Rio filma invasão a UPA da capital e vídeo repercute nas redes

NOTÍCIAS


O nome do vereador do Rio e ex-PM Gabriel Monteiro (PSD) esteve conforme levantamento da coluna de Bela Megale, no O Globo. Segundo publicação, o vereador foi um dos assuntos mais comentados do Twitter nesta última sexta-feira (12). Foram mais de 3,5 mil publicações mencionando o político, que invadiu uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Magalhães Bastos, Zona Oeste do Rio, nesta madrugada. Acompanhado de assessores e de uma equipe de filmagem, Monteiro interrompeu o sono de dois médicos que estavam de plantão na UPA.

Como mostrou uma reportagem do RJ1, da TV Globo, um dos médicos que fazia plantão na unidade relatou que foi ameaçado pelo vereador e por sua equipe, composta também por uma escolta armada. O Ministério Público investiga se houve abuso de autoridade por outras visitas semelhantes do político.

A prática de adentrar em hospitais públicos e UPAs é frequente para Monteiro, com a justificativa de fiscalizar, mas sempre gravada e divulgada em suas redes sociais. No YouTube, o vereador conta com 5,34 milhões de inscritos. O vídeo que mostra a invasão desta madrugada já conta com mais de 222 mil visualizações.

Monteiro afirma, por outro lado, que recebeu várias denúncias sobre profissionais dormindo durante o serviço na unidade. Ainda segundo ele, sua equipe não usou as armas.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que, no momento da chegada do político, não havia pacientes para serem atendidos na sala de espera e que os médicos estavam em seu horário de descanso, podendo ser acionados a qualquer momento. No vídeo divulgado em seu canal no YouTube, no entanto, o vereador diz que a sala de espera não estava vazia.

A ação de Monteiro e a denúncia do médico motivaram debates nas redes sociais, com internautas que saíram em defesa do vereador e outros críticos à sua atitude. Um deles, identificado como Emanuel, reconheceu não gostar do político, mas aprovou a invasão.

“Não gosto do Gabriel Monteiro mas tem coisas que precisam ser ditas, quem critica ele por ele ter ‘invadido’ o upa e botar os médicos pra trabalhar é gente que nunca precisou passar 4 horas esperando atendimento enquanto agonizava de dor e eu espero de coração que nunca passem por isso”, escreveu.

As principais críticas ao político, porém, afirmaram que houve abuso na abordagem. Como o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), por exemplo, que chamou Monteiro de “miliciano armado” e classificou a ação como intimidatória ao médico. O parlamentar também relacionou o vereador a Jair Bolsonaro.

“Desde quando um miliciano armado pode invadir uma UPA armado para intimidar um médico? Essa é a síntese do Bolsonarismo. Gabriel Monteiro, assim como seu chefe, Bolsonaro, desrespeita a ciência e os profissionais da saúde para alimentar a claque”, escreveu.

Outra internauta, identificada como Steh Papaiano, escreveu que Monteiro “aprendeu que para se eleger/ reeleger o caminho é o da espetacularização hostil, não importa estar certo ou errado, o que importa são os views”. Já a usuária da rede identificada como Mai, questionou o direito de descanso dos profissionais de saúde.

“Médico não pode mais descansar agora, a área da saúde sofre, esse Gabriel Monteiro é um desserviço mesmo”, publicou.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!