Promover a inclusão de detentos à sociedade. Foi com esse intuito que a Universal nos Presídios (UNP-Bahia) promoveu a 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade.
Realizada do dia 13 ao dia 19 de fevereiro, o evento alcançou mais de 700 detentos e contou com atendimento jurídico, prestado pela Defensoria Pública; odontológico, com distribuição de kits de higiene bucal; cursos de capacitação nas áreas de empreendedorismo, hidráulica, elétrica, corte de cabelo, entre outros.
Para o vereador Luiz Carlos Souza (PRB), que prestigiou a atividade de encerramento e é apoiador do UNP-Bahia, “essa Jornada vem para trazer chances de uma vida diferente aos que muitas vezes são esquecidos pela sociedade, marginalizados e sem oportunidades”. Ele parabenizou o evento e destacou: “É muito bom ver a semente da oportunidade sendo plantada. Com certeza, teremos ótimos frutos com isso”.
Além do evento, a UNP-BA realiza diversos trabalhos, tanto com detentos como com os familiares deles, promovendo festas comemorativas pelo Dia das Crianças e Dia das Mães, distribuição de cestas básicas e suporte espiritual.