Cerca de 30 mil pessoas foram as ruas no último final de semana, nos dias 23 e 24, para curtir o São João do Engenho Velho de Brotas. Os festejos foram realizados através do Projeto Bairro Cultural em parceria com o Grupo A Voz de Brotas, a prefeitura de Salvador e apoio do vereador Marcelo Maia (PMN). Um palco exclusivo foi montado no final de linha do bairro garantindo muita música e animação para o público.
O evento contou com apresentações de diversas bandas tradicionais de Samba Junino como Samba Trator, Samba Comunidade, Viola de Marujo, Paulo Raio, Gú do Jaké, Samba Chile, Carol Leal, Samba Tororó, Samba Leva Eu, Os 10 Mais do Samba, Meu Samba, Samba do Morro, Samba do Povo & Samba Koisa Doce, Samba Papelão além da participação do Trio Nordestino Pernambuco Pé de Serra.
De acordo com Marcelo Maia, essa foi a maior festa de São João já realizada no bairro. “Sem dúvidas esse é o maior arraiá que o Engenho Velho já teve. Investimos na estrutura, nas bandas e fizemos questão de mais uma vez destacar o Samba Junino e priorizar os artistas desta cultura. É muito bom ver toda essa gente reunida, curtindo, aproveitando o São João ao lado da família com segurança e muita alegria”, disse.
Marcelo Maia enfatiza a história do Samba Junino e sua importância para a cidade de Salvador. “O Samba Junino é hoje patrimônio imaterial cultural da nossa cidade, isso reforça ainda mais a obrigação e o compromisso que precisamos ter para dar cada vez mais espaço e visibilidade para esse ritmo. Um ritmo oriundo dos nossos ancestrais que nasceu nos terreiros de candomblé. Foi a partir desse movimento também o pagode baiano se desenvolveu, então podemos afirmar que o samba junino é uma base forte das músicas do nosso estado”, explicou.
Além do final de linha do Engenho Velho de Brotas, o Projeto Bairro Cultural levou o “Arraiá é no Engenho” para as comunidades do Dique Pequeno, Rua Chile da Capelinha, Vila Viver Melhor, Bariri e Manguinho. Mais apresentações ocorrerão também no próximo final de semana nas localidades da Cocada e Vila Paraíso, bem como no Conjunto Remanescente III. Outro grande evento também aconteceu neste domingo (25), no Dique do Tororó, o 1º Festival Junino da cidade, realizado pela prefeitura de Salvador. “Estivemos com o prefeito e secretário Cacá Leão diversas vezes sempre batendo na tecla do Samba Junino. Conversei com eles sobre a necessidade de promover um grande evento onde o Samba Junino fosse o centro e assim aconteceu. Pela primeira vez realizamos um festival junino na cidade, com mais de 15 atrações de Samba Junino. Uma grande conquista”, contou Marcelo Maia.