O conflito entre o padre Edson Menezes, da Basílica do Senhor do Bonfim, e o novo juiz da Irmandade do Senhor do Bonfim, Jorge Nunes Contreiras, foi registrado com lamento pelo vereador Arnando Lessa (PT), em discurso na Tribuna da Câmara, na tarde desta última quarta-feira (31), durante a sessão ordinária conduzida pelo vereador Isnard Araújo (PP).
Arnando Lessa defendeu o padre Edson Menezes e considerou “uma malvadeza” o que estão fazendo com o religioso. Como forma de trazer esclarecimento do caso que repercutiu na imprensa, o parlamentar informou que convidou o padre para ocupar a Tribuna Popular da Câmara, na próxima segunda-feira (5/6). “Será uma oportunidade de expor a sua defesa”, disse Lessa, que aguarda uma resposta do religioso.
Os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Marta Rodrigues (PT) consideraram um retrocesso a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei do marco temporal de demarcação de terras indígenas (PL 490/07). Foram 283 votos a favor, 155 contra e uma abstenção. Sílvio disse que espera que o Senado faça a revisão da matéria. Marta considerou “uma tentativa de exterminar a população indígena”.
Reforma em escola
O vereador Sandro Bahiense (PP) informou que, após reunião, o prefeito Bruno Reis sinalizou positivamente para a reforma da Escola Abrigo dos Filhos do Povo, na Liberdade. “É o colégio municipal mais antigo da Liberdade. Além da reforma, poderá ganhar uma quadra esportiva. Fiz o pedido e sei que existe um espaço para a implantação da quadra. Estou confiante”, afirmou Bahiense.
A falta de professor substituto de Matemática no Colégio Estadual Octávio Mangabeira, no Saboeiro, mereceu registro do vereador Leandro Guerrilha (PP), que lamentou a situação e pediu providências. Ainda em seu discurso, destacou o acordo de cooperação tecnológica que trata de Segurança Cibernética em Salvador.
Já o vereador Anderson Ninho (PDT) registrou a falta d’água em bairros periféricos de Salvador. Ele pediu o comparecimento à Câmara de um representante da Embasa para esclarecer o problema corriqueiro que vem prejudicando o povo.
Reunião extraordinária
Antes da sessão ordinária, houve uma reunião extraordinária conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Finanças, Orçamento e Fiscalização, convocada pelo presidente Carlos Muniz (PSDB), para emitir parecer aos Projetos de Lei nº 131/2023 e nº 77/2023. Cada colegiado emitiu parecer pela aprovação das matérias, sem emendas.
O primeiro projeto, de autoria do Executivo, dispõe sobre o reajuste de 4% dos vencimentos dos servidores municipais. O segundo, proposto pelo vereador George Reis, o Gordinho da Favela (PP), institui em Salvador, no dia 6 de junho, o Dia da Pessoa Trancista.