O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) criticou na manhã de segunda-feira (4), a possibilidade da comercialização da vacina contra a Covid-19 antes da devida disponibilização gratuita do medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Permitir a venda de vacinas, antes da vacinação gratuita ofertada pelo SUS, vai exacerbar as desigualdades desse cruel sistema capitalista. Na prática, quem tiver dinheiro vai passar na frente, enquanto a imensa maioria de pobres ficará sem proteção. Saúde não é mercadoria!”, enfatiza o vereador.
Quantitativo
Para o vereador, é compreensível a ansiedade de alguns segmentos em relação à vacinação, tendo em vista a negligência do governo federal que não adquiriu ainda os estoques necessários para vacinar toda a população, mas que é importante assegurar que o SUS compre o quantitativo necessário para imunizar toda a população brasileira, respeitando os critérios de prioridades em razão da idade e de eventuais doenças crônicas. “Se abrirmos esse precedente, na prática, poucas famílias terão acesso à vacina, enquanto milhões de pessoas ficarão sem qualquer proteção”, afirma Augusto Vasconcelos.
Ouvidor-geral
Augusto Vasconcelos foi eleito ouvidor da Câmara Municipal de Salvador no sábado (2) um dia após tomar posse como vereador da capital baiana.
“Ser eleito para compor a Mesa Diretora da Câmara é uma honra, mas também uma imensa responsabilidade. Teremos uma Ouvidoria atuante, dialogando com as comunidades e sendo proativa na busca de soluções para nossa cidade”, afirmou Augusto Vasconcelos.