No último sábado (2), os 43 vereadores eleitos reconduziram o vereador Geraldo Júnior (MDB) para mais um mandato na presidência da Câmara Municipal de Salvador, data na qual também foi definida a mesa diretora da Casa para o biênio 2021/2022.
Na oportunidade de pronunciamento, o vereador Sílvio Humberto (PSB) criticou o baixo número de negros e negras no secretariado da nova gestão municipal. “De fato nós estamos juntos e juntas para contrariar as estatísticas. Coloco-me à disposição para fazer um diálogo profícuo em prol da nossa Salvador convivendo com a diversidade. Nós precisamos transformar a capital baiana em uma cidade com igualdade pra valer”, apontou. “Com todo respeito aos indicados, mas não posso deixar de pontuar que apenas três pessoas negras compondo o secretariado é muito pouco, pois na hora de votar a massa negra votou, mas na hora de ser representada tem seu espaço de poder reduzido para três”, completou.
O edil comentou ainda sobre o fator “sorte” dito em discurso pelo prefeito eleito, Bruno Reis. “Ouvi atentamente a fala do prefeito Bruno Reis sobre sua trajetória ao sair do cargo de estagiário até chegar ao cargo de chefe do executivo municipal. Eu me questionei sobre o seria “a sorte” que ele disse, já que a população negra está aqui há muito mais tempo, então fiquei pensando se a questão é não termos sorte ou a se a estrutura organizada é colocada em benefício dos privilegiados?! Nós enquanto pretos e pretas dessa cidade temos mais essa oportunidade de repensar que não avançaremos enquanto a diversidade não for uma marca, e por isso estamos aqui para continuar lutando por uma Salvador com igualdade pra valer”, finalizou.