O vereador André Fraga (PV) comemorou a decisão do Governo da Bahia de isentar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos produzidos no estado. O vereador é autor do Projeto de Indicação (PIN) 268/2021, aprovado na Câmara Municipal de Salvador, que pede a isenção.
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, os carros elétricos de até R$ 300 mil produzidos no estado serão isentos do imposto. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (4), durante anúncio de implantação na Bahia da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo.
André Fraga diz que vai lutar ainda para que outros veículos elétricos produzidos fora da Bahia também tenham o desconto no IPVA, como está no texto do projeto de sua autoria. “O olhar que o Estado precisa ter é o da sustentabilidade. Quantos mais carros elétricos circularem nas ruas da Bahia, menos impacto ao meio ambiente teremos”, disse.
“De acordo com o levantamento da ONG Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), 74% dos gases de efeito estufa em Salvador vêm dos transportes. É o setor que mais contribui com as mudanças climáticas na capital baiana. Para esse cenário mudar, é fundamental investirmos na eletromobilidade e, por isso, precisamos de incentivos fiscais para baratear o preço dos carros elétricos no estado”, disse Fraga.
Atualmente, mesmo com a falta de incentivos, a venda de carros elétricos bate recorde a cada ano. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2022, o crescimento foi de 41% em comparação com o ano anterior, em todo o país. “É um setor que só cresce, mas ainda precisamos criar uma infraestrutura que acolha essa nova realidade ou vamos ficar para trás”, comentou.
Outros projetos
Esse não é o único projeto protocolado pelo vereador a favor da eletromobilidade. Como ele destaca, o PIN nº 172/2022 pede a implantação de ônibus elétrico no transporte público municipal. Hoje, parte da frota dos veículos do BRT é elétrica.
Já o Projeto de Lei nº 143/2021 torna obrigatório instalar terminal para recarregar veículos elétricos em Salvador. A ideia é que pontos de recarga sejam colocados em condomínios, edifícios comerciais, novas edificações e centros comerciais.
Fraga também protocolou o PLE nº 22/2022, que estabelece a obrigatoriedade de modelos flex, elétrico ou híbrido para motocicletas da frota própria ou arrendada da administração municipal. Esses dois últimos projetos ainda tramitam na Câmara de Salvador.