A Avenida Bonocô será a primeira via de Salvador a contar com uma motofaixa, espaço exclusivo para a circulação de motociclistas. O anúncio feito pela Transalvador na quarta-feira (12) representa um avanço significativo para a mobilidade urbana e a segurança no trânsito da capital baiana. A avaliação é do vereador Randerson Leal (Podemos), autor do Projeto de Lei nº 156/2024, que propõe a criação da Faixa Azul. A liberação foi concedida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que permitiu a sinalização em caráter experimental.
“Essa é uma luta que iniciamos em 2024 com a apresentação do projeto da Faixa Azul, inspirado em iniciativas bem-sucedidas de outras cidades. É gratificante ver Salvador avançando e garantindo mais segurança para os motociclistas, que são as maiores vítimas de acidentes de trânsito na nossa cidade”, afirmou Randerson Leal.
O projeto, protocolado em setembro e aprovado em dezembro de 2024, tem como principal objetivo reduzir os acidentes envolvendo motociclistas, especialmente aqueles que trafegam entre os veículos. Além de minimizar riscos, a iniciativa busca incentivar um comportamento mais seguro e disciplinado entre motociclistas e demais condutores, como completa o vereador Randerson.
O vereador reforça que, somente em 2024, a Transalvador registrou 3.063 sinistros envolvendo motocicletas em Salvador, com 84 vítimas fatais, sendo 61 delas motociclistas. Os dados revelam que, dos 142 óbitos no trânsito no ano, 59% envolveram motos, um índice alarmante que demanda soluções imediatas.
“Precisamos agir para evitar que tantas vidas sejam perdidas nas grandes avenidas de Salvador. A Faixa Azul é uma medida urgente e necessária para organizar o fluxo de motos e criar um espaço seguro para os motociclistas. Não podemos aceitar que acidentes fatais continuem acontecendo por falta de ações eficazes de segurança”, reforçou o vereador.
Estudos de viabilidade
A autorização da Senatran para a implementação da Faixa Azul em Salvador foi publicada por meio da Portaria nº 112 do Ministério dos Transportes, tornando a capital baiana a terceira cidade do país a adotar o projeto. A iniciativa foi viabilizada após estudos da Prefeitura, que demonstraram sua necessidade e viabilidade.
Como avalia Randerson, a expectativa é que, com a implantação da motofaixa na Bonocô, Salvador amplie o projeto para outras vias de grande circulação, garantindo mais segurança e reduzindo significativamente os acidentes com motociclistas. “Seguiremos trabalhando para que a Faixa Azul se torne uma realidade em toda a cidade, salvando vidas e tornando o trânsito mais seguro para todos”, concluiu Randerson Leal.