sábado 15 de fevereiro de 2025
Foto: Antonio Queirós
Home / NOTÍCIAS / Vereador cobra solução para “o caos na regulação da saúde na Bahia”; “Nosso povo está morrendo! Quem está no comando disso?”
sábado 15 de fevereiro de 2025 às 07:23h

Vereador cobra solução para “o caos na regulação da saúde na Bahia”; “Nosso povo está morrendo! Quem está no comando disso?”

NOTÍCIAS, SAÚDE


“Nosso povo está morrendo! Nosso povo tem ficado com sequelas por conta da demora absurda da regulação. Quem está no comando disso? Por que esse descaso com a vida das pessoas?”

O vereador Jorge Araújo (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de Salvador, na sessão ordinária do dia 11, para denunciar “a grave crise na Central de Regulação da Saúde na Bahia”. Ele fez um apelo ao governo do estado, cobrando providências imediatas diante da demora no atendimento médico, “que tem causado sofrimento e até mortes”.

“Nosso povo está morrendo! Nosso povo tem ficado com sequelas por conta da demora absurda da regulação. Quem está no comando disso? Por que esse descaso com a vida das pessoas?”, questionou o vereador.

Vereador Jorge Araújo (PP) – Foto: Antonio Queirós

Araújo citou um caso recente de um paciente internado na cidade de Araci que precisava realizar um exame de alta complexidade. No entanto, ao invés de ser direcionado para um hospital mais próximo, foi encaminhado para Guanambi, a centenas de quilômetros de distância. “Esse paciente está debilitado, precisa de atendimento urgente, mas, em vez de facilitar o acesso à saúde, estão dificultando ainda mais”, denunciou.

O vereador também relembrou sua trajetória como repórter e a época em que acompanhava de perto a realidade do Hospital Geral do Estado (HGE), que antes era referência no atendimento de emergência. “Chegavam pacientes em estado gravíssimo e eram atendidos. Hoje, a porta está fechada para quem mais precisa”, lamentou.

Para Araújo, a regulação, que deveria ser um instrumento de organização do sistema de saúde, se tornou um verdadeiro labirinto burocrático que condena milhares de pessoas ao sofrimento e, muitas vezes, à morte. Ele cobrou do governo do estado providências imediatas para corrigir as falhas do sistema.

“Isso não é sobre política, é sobre vida! O governo precisa ter sensibilidade e agir com urgência. Não podemos aceitar que essa regulação continue funcionando desse jeito, prejudicando quem já está fragilizado”, afirmou o parlamentar.

Para ele, o pronunciamento na tribuna da Câmara reflete uma preocupação crescente entre os baianos, que diariamente enfrentam dificuldades para conseguir atendimento médico pelo SUS. Seu discurso ressoou como um alerta para que o poder público tome medidas eficazes e devolva à população um sistema de saúde digno e eficiente.

Veja também

Gleisi: baixa na popularidade de Lula é reflexo dos dois meses mais difíceis do governo

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou nesta sexta-feira (14) que a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!