O vereador Jojó Guerra (PL-PE) chamou Vinicius Castello (PT-PE) de “viado” durante sessão ordinária, nesta terça-feira, na Câmara Municipal de Olinda, na grande Recife, em Pernambuco. A fala foi transmitida ao vivo pelo canal da Casa e ganhou grande repercussão nas redes sociais.
— Como você bem fala e brinca, né? Eu acho que, nesse momento, posso falar isso, se você declara que você é um viado. Eu acho que você ter feito esse papel e ter defendido o que você escolheu é direito seu. Diferentemente de outras pessoas. Você como viado mesmo, é muito mais homem — afirmou Guerra durante sua fala, que foi interrompida pelo presidente da Câmara, Saulo Holanda, que pediu respeito.
Holanda ameaçou abrir uma denúncia contra o parlamentar do partido do presidente Jair Bolsonaro no Conselho de Ética municipal.
— É bom ter respeito aqui dentro da Casa. O senhor está com quebra de decoro aí. Cada um tem seu compromisso com sua igreja e com sua religião, mas respeite aqui dentro — disse o presidente, que foi aplaudido pelos presentes.
Nas redes sociais, Vinicius Castello afirmou que sofre violência política na Câmara há meses. Ele ressaltou que o episódio ocorreu durante a votação do seu projeto de lei — que proíbe a discriminação sexual e de gênero no município — e o vereador Jojó Guerra reforçou a narrativa homofóbica. “Não se pode normalizar discursos que são trajados de elogio mas que por trás só reforça a existência de uma diferença de credibilidade estabelecida pela sexualidade”, escreveu o petista.
Em nota, Jojó Guerra disse não ter tido a intenção de ofender o colega. Acrescentou que sempre o respeitou, mesmo em momentos de divergências de ideias.
Assista ao vídeo:
"Como viado você é muito mais homem" – disse o vereador Jojó Guerra (PL) ao vereador @castelllovini na Câmara de Olinda. Inadmissível que uma fala homofóbica como essa seja dita em plena sessão de uma casa que representa (ou deveria representar) o povo. pic.twitter.com/FaAh2RbQSh
— Katarina Moraes (@katarinagmoraes) July 26, 2022