“O atual quadro da pandemia da Covid-19 vem prejudicando a atividade econômica na Bahia, especialmente em Salvador, principalmente no setor de turismo”, ressaltou o vereador Alberto Braga (Republicanos) no Projeto de Indicação nº 314/20 direcionado ao governador Rui Costa. Na proposição, ele defende a prorrogação imediata da data de renovação anual do cadastro das empresas de turismo junto à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
Segundo o vereador, a renovação vence no dia 30 de junho. Alberto Braga sugeriu também a postergação da validade da licença semestral ou anual dos veículos de turismo. “Essas medidas visam minimizar os impactos econômicos em decorrência da Covid-19. Esse setor vem sofrendo em nosso estado, principalmente no Município de Salvador”, reconheceu.
De acordo com o vereador, a cadeia do turismo na Bahia engloba hoje 52 segmentos, representando 20% da mão de obra formal. Na indicação, o parlamentar considerou que o turismo é uma das mais importantes atividades econômicas da capital baiana, empregando uma grande quantidade de pessoas direta e indiretamente.
“O turismo foi a atividade econômica mais impactada com a quarentena na cidade do Salvador”, ressaltou Alberto Braga. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA), dos 404 estabelecimentos do segmento hoteleiro, que inclui ainda hostels, albergues e pousadas, apenas 40 seguem funcionando.
Ainda na indicação, o vereador considerou o reflexo da Covid-19 nos empresários do ramo de vans, carros executivos, ônibus e micro-ônibus em Salvador e ressaltou o papel da Agerba na regulação dos transportes turísticos.